Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.


A AEPG é uma associação nova, criada a 22 de Maio de 2015 no Porto, que congrega e representa empresários e empreendedores com o objetivo de promover a cooperação entre Portugal e os países integrantes da região da Guiné
.

A designação da mesma tem por base o nome dado à costa africana que vai aproximadamente desde o cabo Verde, no Senegal, até à foz do rio Ogooué, no Gabão. Podendo segundo alguns autores, ser estendido mais a sul até à foz do rio Rio Congo. Também incluídos nesta região costumam estar os arquipélagos no Atlântico (Cabo Verde, São Tomé). Outras fontes identificam a região da Guiné como sendo a região da África situada a sul do Sahel.

Atribui-se esta designação «Guiné» aos portugueses, referindo ao um período prévio à incrementação da ação colonizadora por parte das potências europeias.

Sendo à data da constituição da AEPG, composta pelos seguintes Estados (indicados por ordem alfabética da sua designação comum):

 

Benim

Cabo Verde

Camarões

Costa do Marfim

Gabão

Gâmbia

Gana

Guiné

Guiné-Bissau

Guiné Equatorial

Libéria

Nigéria

São Tomé e Príncipe

Senegal

Serra Leoa

Togo

Visão estratégica

 

Visão da AEPG

Ser o apoio natural das Micro, Pequenas e Médias Empresas nacionais para os estabelecimento de cooperação com os países do Golfo da Guiné, afirmando-se como representante dos seus interesses junto dos Estados do Golfo da Guiné e as suas organizações.

 

Missão da AEPG

A AEPG tem por missão o estreitamento dos laços e relações entre os membros dos diversos países. Desta forma promovendo o potencial económico existente e fomentando o comércio, serviços e promovendo as diferentes culturas. Disponibilizando às empresas dos seus membros soluções integradas de serviços de apoio ao seu desenvolvimento de negócios.

 

Politica

A AEPG tem claro que o futuro de África passa por uma maior relação regional daí ter ligações junto das Comunidades Económicas Regionais, como a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A AEPG advoga uma por cooperação presente, forte e equilibrada entre Portugal e os diversos países com projeção dos Estados dos seus membros à escala mundial.

Pretendemos o estabelecimento de relações de maior abertura diplomática entre Portugal os diversos países de forma a fortalecer estas ligações pessoais. A este respeito cabe destacar as relações históricas com África que facilitaram o acesso a novos mercados de internacionalização, reforçando a posição de Portugal como ponte para esta região de África.

 

Organização funcional

Gabinete de Comunicação

Comunicação AEPG

Na comunicação da Associação com os seus associados e com empresas em geral, a AEPG, pretende implementar os seguintes meios:

  • Criação e posterior atualização da página de internet com divulgação de informação específica, sempre que se justifique;

  • Envio por correio eletrónico de informação periódica aos associados e aos órgãos de comunicação social, sobre ações levadas a cabo;

  • Publicação de notícias na página da Internet sobre os países do Golfo da Guine relevantes para o objeto da AEPG;

  • Divulgação e organização de seminários e outras ações a realizar pela AEPG;

Aluguer e cedência de espaços da associação

Será criado apartado na página da internet, com fotos, espaços disponíveis, dimensões, etc.

  • Na sede social em Leça da Palmeira, haverá espaços disponíveis para a cedência a associados como mesa de trabalho e aluguer de sala de reuniões.

  • Na missão de representação junto das instituições em Alfragide, poderão ser disponibilizados espaços para reuniões (disponíveis por marcação prévia).

Produção de meios de comunicação e promoção

  • Elaboração de folheto genérico da AEPG produzindo nas línguas oficiais dos estados versados (Português, Francês e Inglês);

  • Elaboração do portfolio da AEPG contendo informação genérica do estados do Golfo da Guiné (História, Geografia, Demografia, Política, Subdivisões administrativas, Economia e Cultura), dados da representação diplomática de Portugal ou da União Europeia no estado africano, e as informações da representação desse estado em Portugal;

  • Também serão produzidos o estacionário da AEPG para a direção. Bem como os modelos para as fichas de inscrição, faturas e recibos, etc;

  • A criação e registo da imagem corporativa da AEPG.

 

Inovação e Desenvolvimento Empresarial

A realidade económica portuguesa nos últimos tempos sofreu um acentuar de dificuldades. Embora já recentemente se note uma inversão neste percurso, estando a conjuntura em retoma.

Pese embora essa realidade a missão da AEPG é fundamentalmente alargar os mercados das empresas dos seus associados, logo atenuando essas dificuldades ainda sentidas.

  • Acompanhamento da evolução económica dos estados africanos do Golfo da Guiné;

  • Apoio direto às empresas para reforçar a sua capacidade de sucesso nos mercados visados;

  • Promoção da cooperação empresarial como forma de obter ganhos de escala e alargar os seus mercados;

  • Estabelecimento de delegações nos estados africanos visados;

  • Dinamização de ações conjuntas dirigidas aos mercados externos;

  • Valorização da oferta nacional e das capacidades das empresas dos seus associados;

  • Promoção do empreendedorismo e o apoio à criação de empresas.

 

Monitorização da evolução económica dos estados africanos do Golfo da Guiné

O conhecimento da realidade dos países africanos do Golfo da Guiné é fundamental para a AEPG e para as empresas dos seus associados, enquanto instrumento para a tomada fundamentada de decisões.

A AEPG tem interesse em parcerias para desenvolver instrumentos para a análise e tratamento de dados. Estes dados serão produzidos sob a forma de estudos de mercado com dados anuais atualizados disponibilizados aos associados entre abril de maio do ano seguinte aos dados.

Cooperação Empresarial

Ações de Cooperação com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e com a Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC)

A CEDEAO é uma organização de integração regional que engloba 15 países da África Ocidental. O Tratado fundador (Tratado de Lagos) definiu, em 1975, o objetivo de promover o comércio regional, a cooperação e o desenvolvimento na região. Foi revisto em 1993 de forma a acelerar a integração económica e aumentar a cooperação na esfera política.

A CEMAC é a união aduaneira e monetária constituída por seis países da África Central, integra um acordo de comércio livre e as negociações dos Acordos de Parceria Económica (APE) que têm por objetivo instituir novos regimes comerciais compatíveis com as regras da OMC, bem como apoiar a integração regional dos países ACP e propiciar a integração harmoniosa e gradual desses países na economia mundial.

A AEPG pretende estabelecer laços institucionais junto das organizações referidas, por forma a poder influenciar os processos em curso de convergência e integração na economia mundial.

 

Etapa 1. Constituir uma rede de cooperação dirigida à criação de condições gerais para a execução das atividades entre parceiros;

Etapa 2. Promoção e Seleção de empresas nacionais orientada para as necessidades detetadas mobilizando a participação das empresas;

Etapa 3. Criação de círculos de cooperação por realidade local africana com o objetivo de explorar os potenciais mecanismos de cooperação entre as empresas nacionais e locais intervenientes;

Etapa 4. Criação de plataformas locais digitais de comercialização conjuntas visando o ganho de escala e a abertura de novos mercados para as empresas, através da utilização das novas tecnologias.

Concurso de Vinhos

Realização de concurso anual de vinhos nacionais e internacionais, com atribuição de prémio em prova cega. Pretende-se com a realização deste evento, aumentar a notoriedade da AEPG e a promoção do sector associado a um mostra das empresas parceiras e dos membros associados que queiram patrocinar o evento. Os elementos do júri deverão ser pessoas com ligações ao exterior nomeadamente junto de publicações especializadas.

Com este evento anual, pretende-se a persecução dos seguintes objetivos:

  • Aumento da visibilidade da AEPG, dos seus associados e dos Vinhos a concurso junto de publicações e consequentemente junto dos mercados por elas cobertos;

  • Apoio à notoriedade e à internacionalização dos vinhos participantes através da publicação dos resultados em diferentes meios de comunicação;

  • Disponibilização de Estudos de Mercado base acessíveis aos produtores.

 

Missões empresariais

Pretende-se realização de missões empresariais e/ou provas de produtos em mercados externos, como o foco no países africanos do Golfo da Guiné, mas não limitado.

 

Assim, será preparada e apresentada uma candidatura da AEPG aos Projetos Conjuntos de Internacionalização no âmbito dos sistemas de incentivos à qualificação e internacionalização das PME do Portugal 2020, em parceria com as empresas que demonstrem interesse em a integrar e reúnam as condições para a integrar.

 

Os mercados a selecionar serão alvo de consulta aos membros, sendo o plano definitivo apresentado junto dos que demonstraram interesse e capacidade para o executar.

 

Sendo o fato de estarmos em grupo facilitara a participação de empresas com reduzida ou nula experiência na internacionalização.

 

Empreendedorismo

 

Com o objetivo de colaborar na dinamização da atividade empresarial através do empreendedorismo, a AEPG propõe-se a desenvolver um conjunto de ações dirigidas a potenciais empreendedores, da vertente da divulgação de informação ao apoio técnico.

Versará a todos os pontos que se relacionem com a criação de empresas, como o empreendedorismo, a liderança, a avaliação e estruturação da ideia de negócio, a estratégia e organização empresarial, o marketing e as fontes de financiamento, entre outras.

Haverá um apartado na página de internet para a receção de ideias de negócio.

Qualificação de PME

 

Com vista a superar algumas dificuldades identificadas pelos associados no seio das suas empresas, pretende-se desenvolver um conjunto de ações junto de inquérito aos associados

De acordo com o resultado do inquérito aos membros será preparada e apresentada uma candidatura da AEPG aos Projetos Conjuntos de Qualificação no âmbito dos sistemas de incentivos à qualificação e internacionalização das PME do Portugal 2020, em parceria com as empresas que demonstrem interesse em a integrar e reiunam as condições para a integrar.

 

O plano definitivo apresentado junto dos que demonstraram interesse e capacidade para o executar.

 

Este procura capacitar as empresas, agrupando as mesmas por necessidade identificada.

 

Pretendo tornar associado fundador da AEPG com uma quota anual de 150,00 € (Cento e cinquenta Euros).

 

Dados para pagamento:

Título de Conta:

AEPG – Associação Empresarial Portugal - Guinés

NIPC:

513 460 853

IBAN:

PT50 0045 1372 4027 4484 0507 1

SWIFT:

CCCMPTPL

 

A inscrição do associado será formalizado com o pagamento dos valores indicados acima indicados e de acordo com o estatutos com a comprovação que sejam sócios ou acionistas de sociedade, empresários em nome individual, de qualquer sector ou atividade económica, e, ainda, profissionais liberais, devendo comprovar essa qualidade mediante documento idóneo, e ainda todos aqueles que demonstrem capacidade empresarial independentemente da sua profissional após a aceitação pela Direção.